O exercício físico regular desempenha um papel relevante na saúde óssea e na prevenção da osteopenia e da osteoporose, e o que entendemos por exercício físico regular?
As diretrizes vigentes da OMS, desde 2020, recomendam “pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.”
Sempre há tempo…
Sempre há tempo para iniciar, reiniciar, começar ou recomeçar. O primeiro passo é o principal e dará forma a tantos outros, pois os benefícios são sentidos logo inicialmente e quem não dará sequencia ao sentir mais disposição no dia a dia?
Sairmos do sedentarismo independente do tipo de exercício que fazemos, seja caminhada, bicicleta, dança, tarefas como parte do trabalho do cotidiano são bem vindas para o físico, para a mente e para o coração, importante também é gostar da atividade, sentir a sensação de prazer e bem estar, deixando o sedentarismo como um comportamento prejudicial que fez parte do passado.
Com os benefícios sentidos com poucas modificações, somos encorajados a querer mais e então virá o segundo passo necessário, com mais dedicação, compreensão dos benefícios, como por exemplo, exercício de forca (anaeróbicos) para a construção da massa óssea e muscular.
Ao adotarmos um estilo de vida ativo e saudável estaremos ganhando anos saudáveis, pois o exercício físico ajuda a prevenir a perda óssea e a força muscular, reduzindo as chances de fraturas, principalmente de quadril.
Pacientes que já sofreram uma fratura também são beneficiados, sob supervisão, adequados as necessidades e capacidades individuais, obtendo melhora na mobilidade e na qualidade de vida.