A importância da prevenção

Através da Prevenção podemos prevenir doenças, fazer diagnóstico precoce, evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir o impacto e eventuais problemas, oferecer mais chances de tratamento, conquistar uma melhor qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida.

Prevenção primaria:  acoes que visam evitar o aparecimento de problemas de saúde, reduzem a incidência de doenças e promovem o bem-estar geral, focando no aumento de fatores protetores, como por exemplo:

a prática  de exercícios físicos regulares.

Prevenção secundária: o paciente sente algo, marca a consulta e ocorre a detecção precoce de uma determinada doença ainda em estagio inicial,  visando o rápido início do tratamento em tempo hábil, como por exemplo, rastreios para o:

Diabetes Mellitus, Dislipidemia, Hipertensao Arterial Sistêmica, Teste do Pezinho, Cancer de Mama, Cancer de Colo de útero, Cancer de Cólon e Reto, Cancer de Próstata.

Prevenção Terciária:  os pacientes ja são portadores de doenças agudas ou crônicas e visa reduzir as perdas funcionais e complicações, com cuidados a longo prazo e acompanhamento para avaliar a progressão das doenças de base, como por exemplo,:

evitar o pé diabético em pacientes com diabetes mellitus.

Prevenção quaternária:  identifica e previne medidas desnecessárias nos pacientes, evitando assim a iatrogenia e sobretratamento, avaliam-se os riscos e são propostas novas opções de tratamento.

Dra Tatiana Guimarães é médica Pós Graduada em Endocriologia e Metabologia, com extensão na Harvard Medical School, com mais de 20 anos de experiencia profissional na Medicina, proporcionando saúde e bem estar para mais de 10.000 pacientes.

Mais posts

chá

Chá de Hibiscus

Eu não era adepta a CHÁS, desde que fui apresentada, há algum tempo, para essa cor intensa, atrativa, com certa beleza em flor que me atraiu. Após estudos e a

Leia Mais »
crônica

Saúde e Mulher

A definição de SAÚDE é complexa  e se acrescentarmos a palavra MULHER, estamos  diante de grande complexidade. Como ter SAÚDE em um mundo enfermo? Como ter SAÚDE diante as multi

Leia Mais »
dengue

Combatendo a Dengue

… e o Aedes chegou. Com ele a  DENGUE.  Encontrou situações   propícias   para   sua permanência   em   solo   brasileiro. Bem dizem, uma das características do nosso povo   é   ser   hospitaleiro. Encontrou

Leia Mais »
crônica

Aedes aegypti em Crônica

Descrito cientificamente pela primeira   vez   em   1762,   como   “Culex aegypti” e rebatizado como “Stegomya fasciata”,  somente por volta de 1940, após nova cerimônia de batizo, tornou-se   o   temido   “Aedes   aegypti”  

Leia Mais »