Chá de Hibiscus

Eu não era adepta a CHÁS, desde que fui apresentada, há algum tempo, para essa cor intensa, atrativa, com certa beleza em flor que me atraiu. Após estudos e a inclusão nos meus hábitos diários, compartilho com vocês minha experiência pessoal desse que pode ser um grande aliado para a  Saúde.

A cor intensa do Chá de Hibiscus sabdariffa provém das ANTOCIANINAS, composto fitoquímico com importante atividade antioxidante natural, o que beneficia contra os danos oxidativos decorrentes do acúmulo de radicais livres, como também sua concentração de ácido ascórbico que também protege as membranas contra danos oxidativos.

Possui características nutricionais desejáveis em razão da quantidade e da variedade de nutrientes existentes, o que  pode auxiliar na manutenção da saúde, como, cálcio, zinco,  ferro, potássio e fósforo.

Benefícios que dou ênfase:

redução da pressão arterial , redução da adiposidade corporal, pois atua na síntese dos lipídeos, redução de colesterol, aumento da diurese, melhora da função intestinal, pois possui pectina, uma fibra solúvel que dissolve na água, melhorando  a  disgestibilidade,  promovendo  a saciedade e atuando na microbiota intestinal.

Preparo: adicionar 1 colher de sopa de flor de hibisco seca à 1 xícara de chá de água fervente e deixar em infusão por 10 minutos, logo, coar. Consumir  quente ou frio.

Como iniciei: 1 xícara após o almoço por 7 dias e logo, aumentei para 2 xícaras ao dia.

Geralmente o chá de hibisco possui pouca toxicidade, mas é bom lembrar que como tudo, indicação, individualização, bom senso para evitar excessos faz parte do  processo.

Ele é milagroso ?  Evidente que não,  ele favorece bons resultados se agregados a bons hábitos, a uma dieta em equilíbrio, a prática regular de exercícios físicos e a uma imensa vontade de viver com qualidade de vida.

Dra Tatiana Guimarães é médica Pós Graduada em Endocriologia e Metabologia, com extensão na Harvard Medical School, com mais de 20 anos de experiencia profissional na Medicina, proporcionando saúde e bem estar para mais de 10.000 pacientes.

Mais posts

crônica

Saúde e Mulher

A definição de SAÚDE é complexa  e se acrescentarmos a palavra MULHER, estamos  diante de grande complexidade. Como ter SAÚDE em um mundo enfermo? Como ter SAÚDE diante as multi

Leia Mais »
dengue

Combatendo a Dengue

… e o Aedes chegou. Com ele a  DENGUE.  Encontrou situações   propícias   para   sua permanência   em   solo   brasileiro. Bem dizem, uma das características do nosso povo   é   ser   hospitaleiro. Encontrou

Leia Mais »
crônica

Aedes aegypti em Crônica

Descrito cientificamente pela primeira   vez   em   1762,   como   “Culex aegypti” e rebatizado como “Stegomya fasciata”,  somente por volta de 1940, após nova cerimônia de batizo, tornou-se   o   temido   “Aedes   aegypti”  

Leia Mais »
crônica

Crônica à Dengue

O     Dengue,     a   Dengue…   O   “Novo Aurélio”  retificou o gênero de Dengue para o masculino em sua 3ª edição   e trabalhos       médicos   científicos,   bem como tropicalistas brasileiros,   também adotam o

Leia Mais »